Tem combinações que achamos impossíveis ou pelo menos improváveis: um inverno quente, uma noite luminosa, um prato principal doce….peraí…
Na República Tcheca sim comemos pratos principais doces !
E não, não é considerado sobremesa! Porém tem um truque sim, isso é começar a refeição com uma sopa densa, por exemplo a BRAMBORAČKA e depois prosseguir com a comida cheia de açúcar.

Uma delícia que comi na República Tcheca no verão 2020 em Šumava!
Hoje vou compartilhar a receita de KYNUTÉ OVOCNÉ KNEDLÍKY, aliás bolinhas fermentadas cozidas com recheio de fruta, servidas com ricotta, açúcar, canela e manteiga derretida acima, ou também nata! De recheio se coloca tradicionalmente o morango, damasco, blueberry, framboesa ou ameixa, porém também dá para experimentar com manga ou outra fruta brasileira!
Então, vamos lá!
Ingredientes:
500 g de farinha
15 g de açúcar
8 g de fermento biológico seco
1 ovo (a temperatura ambiente)
250 ml de leite morno
300-400 g de fruta de preferência (morango, uva, ameixa, damasco, manga…)
50 g de manteiga
ricotta, açúcar confeiteiro, canela para pulverizar
Como fazer?
1) Misturar a farinha, açúcar, sal, fermento, depois também o ovo e leite (tudo na temperatura ambiente) e trabalhar a massa até ela ficar homogénea, fofa e que não grude nos dedos
2) Deixar a massa alongada, cortar na metade e cada metade ir cortando novamente até ter 16 pedaços do mesmo tamanho
3) Pegar cada pedaço e achatar ele (fazendo um quadrado), colocar no meio a fruta, juntar as extremidades e amassar a bolinha até ela ficar bem fechada e compacta
4) Deixar as bolinhas numa forma untada com óleo num lugar quente (no inverno pode ser o forno desligado) até elas dobrarem do tamanho, uns 30 min

5) Entretanto começar a ferver água numa panela grande (até levantar bolhas, não pode ferver muito!)
6) Colocar as bolinhas na panela e deixar cozer uns 15min

7) Retirar da panela e furar com garfo para o vapor sair
8) Servir num prato colocando acima ricota, açúcar confeitero (também pode botar canela) e por último mantiega derretida
Pronto! Dobrou chuť!

E o que acharam os descendentes boêmios aqui em Nova Petrópolis quando preparamos e comemos juntos?
Martin: “Adorei tudo! Tanto a sopa como o knedlíky! É diferente, principalmente o knedlíky, mas me lembrou um pouco o que a vó fazia!”
Lu: “Achei uma comida diferente por não ser salgada. Mas muito deliciosa! Parece uma sobremesa. Achei peculiar! Com a sopa de entrada me apetece, pois gosto da mistura do doce com salgado.”
Gladis: “Hoje tivemos um almoço diferente, prato tcheco, sopa de batata e knedlíky recheados com frutas. Muito delicioso!”
Nestor: “Gostei dos dois. Ótimo. Que saudade da República Tcheca!”

E vocês já experimentaram? O que acharam? Deixem-me saber nos comentários
Muito bom, deliciosas comidas tchecas, as quais eram feitas em minha casa por minha avó e minha mãe, de vez em quando faço também. Boas lembranças.
LikeLike