Home

Vamos desvendar juntos o mundo da língua, culinária, arte, história, costumes e tradições tchecos!

Receita: kynuté ovocné knedlíky/bolinhas fermentadas cozidas com recheio de fruta

Tem combinações que achamos impossíveis ou pelo menos improváveis: um inverno quente, uma noite luminosa, um prato principal doce….peraí…Na República Tcheca sim comemos pratos principais doces ! E não, não é considerado sobremesa! Porém tem um truque sim, isso é começar a refeição com uma sopa densa, por exemplo a BRAMBORAČKA e depois prosseguir comContinue reading “Receita: kynuté ovocné knedlíky/bolinhas fermentadas cozidas com recheio de fruta”

Receita: Bramboračka aliás sopa de batata estilo tcheco

Nunca pensei que passaria frio no Brasil e…. Agora é maio, o inverno aqui na Serra Gaúcha apenas está começando e eu estou toda congelada! Ja comprei chinelos pantufa e bebo muito chá quente, e outra maneira de se esquentar é comer uma sopinha deliciosa. E que tal preparar….uma sopa estilo tcheco? Na República TchecaContinue reading “Receita: Bramboračka aliás sopa de batata estilo tcheco”

Receita: Perníčky, pãezinhos de mel

Uma das tradições tchecas mais gostosas (literalmente) é fazer biscoitos de Natal chamados cukroví [tsukrovii]. Existem muitos tipos, porém todos têm em comum: são pequenos pedaçinhos de confeitaria, feitos com muita dedicação e carinho, bem feitos e decorados geralmente não se compram, se fabricam na casa e é um trabalho que reune a familia, sobretudoContinue reading “Receita: Perníčky, pãezinhos de mel”

Receita: Guláš s houskovým knedlíkem

Já sabem o que vão cozinhar o próximo fim de semana? Tenho uma proposta clássica tcheca: guláš s houskovým knedlíkem, o prato estrela de todos os restaurantes e uma comida preferida aos domingos familiares. E provavelmente já têm todos os ingredientes em casa! O que é? Guláš [gulaash]: carne de vaca cozida lentamente num molho deContinue reading “Receita: Guláš s houskovým knedlíkem”