Na República Tcheca, o dezembro é o primeiro mês do inverno, faz muito frio e muita escuridão. Alguns dias, quando a temperatura chove e ao mesmo tempo a temperatura fica debaixo de 0°C, cai a neve e então é lindo contemplar as paisagens!

Que aqui no Brasil é o contrario, o verão com temperaturas altíssimas (como durante a maioria do ano, não é?) e a neve só aparece nas comêdias americanas na Netflix ou nas propaganadas de refrigerantes na televisão?
Não tem problema, vou ensinar para vocês como elaborar flocos de neve de papel! É uma atividade tcheca muito popular entre crianças e até adultus (ou pelo menos eu curto muito 🙂 )
“Flocos de neve são pequenos pedaços de milagro, com a maior probabilidade vocês não vão encontrar no mundo dois completamente iguais“ assim falou o Wilson Bentely, um grande conhecedor e o primeiro fotógrafo (1885) de flocos de neve. E pois é, a natureza faz os melhores desenhos, os mais bonitos e originais! Olhem só as fotografias dele:

Como podem ver, a única característica que os flocos compartilham é que sempre têm 6 pontas, fora disso cada um é único. E esse é também o encanto desta atividade! Vou mostrar 3 tipos de flocos de neve de papel que eu fiz, mas a criatividade não tem límite e por tanto é normal e até desejável que cada floco fique diferente!

E como fazer?
É fácil:
- De uma folha A4 faça um quadrado
- Dobre no meio de modo que fique um triangulo
- Junte as pontas dos lados maiores e dobre novamente só para marcar a mitade
- A partir da mitade leve uma ponta e dobre, e sobreponha a outra e dobre, para ter uma espécie de “flor”
- Feito isso, dobre ao meio
- Corte a parte superior para ficar só com um triangulo.
Pronto, agora tem um hexágono e pode começar a fazer os desenhos e cortar eles!
O que fazer com os flocos de neve prontos? Podem colocar nos vidros nas janelas e imagina que lá fora está nevando! Aliás eu preciso disso, pois aquí em Batayporã estamos a 37°C!