Como fazer flocos de neve de papel

Na República Tcheca, o dezembro é o primeiro mês do inverno, faz muito frio e muita escuridão. Alguns dias, quando a temperatura chove e ao mesmo tempo a temperatura fica debaixo de 0°C, cai a neve e então é lindo contemplar as paisagens!

República Tcheca no inverno

Que aqui no Brasil é o contrario, o verão com temperaturas altíssimas (como durante a maioria do ano, não é?) e a neve só aparece nas comêdias americanas na Netflix ou nas propaganadas de refrigerantes na televisão?
Não tem problema, vou ensinar para vocês como elaborar flocos de neve de papel! É uma atividade tcheca muito popular entre crianças e até adultus (ou pelo menos eu curto muito 🙂 )

“Flocos de neve são pequenos pedaços de milagro, com a maior probabilidade vocês não vão encontrar no mundo dois completamente iguais“ assim falou o Wilson Bentely, um grande conhecedor e o primeiro fotógrafo (1885) de flocos de neve. E pois é, a natureza faz os melhores desenhos, os mais bonitos e originais! Olhem só as fotografias dele:

Fotos de flocos de neve por Wilson Bentely. Fonte: wikimedia commons

Como podem ver, a única característica que os flocos compartilham é que sempre têm 6 pontas, fora disso cada um é único. E esse é também o encanto desta atividade! Vou mostrar 3 tipos de flocos de neve de papel que eu fiz, mas a criatividade não tem límite e por tanto é normal e até desejável que cada floco fique diferente!

E como fazer?

É fácil:

  • De uma folha A4 faça um quadrado
  • Dobre no meio de modo que fique um triangulo
  • Junte as pontas dos lados maiores e dobre novamente só para marcar a mitade
  • A partir da mitade leve uma ponta e dobre, e sobreponha a outra e dobre, para ter uma espécie de “flor”
  • Feito isso, dobre ao meio
  • Corte a parte superior para ficar só com um triangulo.

Pronto, agora tem um hexágono e pode começar a fazer os desenhos e cortar eles!

O que fazer com os flocos de neve prontos? Podem colocar nos vidros nas janelas e imagina que lá fora está nevando! Aliás eu preciso disso, pois aquí em Batayporã estamos a 37°C!

Published by Kristýna

Zkoumám svět kolem sebe, rozebírám strukturu jazyků a původ slov, tancuju a hodně mě baví Latinská Amerika: vystudovala jsem španělštinu, portugalštinu a iberoamerikanistiku na FF UK, několik let strávila v Mexiku a procestovala sama s batohem Jižní Ameriku. V Praze jsem pracovala především na poli integrace cizinců a vzdělávání; teď žiju v Brazílii a učím tu češtinu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: