Já sabem o que vão cozinhar o próximo fim de semana? Tenho uma proposta clássica tcheca: guláš s houskovým knedlíkem, o prato estrela de todos os restaurantes e uma comida preferida aos domingos familiares. E provavelmente já têm todos os ingredientes em casa!
O que é?
Guláš [gulaash]: carne de vaca cozida lentamente num molho de páprika
Houskový knedlík [rr-ouskovii knedliik]: pão cozido de farinha de trigo
Fazer o guláš não é nada díficil, só vão precisar de tempo; o que eu achei um pouco mais laborioso foi o knedlík. Se não quiserem preparar o knedlík, podem acompanhar o guláš também com pão normal, o até com arroz. Mas eu recomendo experimentar e tentar fazer o knedlík, vale a pena, a combinação guláš+knedlík é divina!
Eu cozinhei o guláš com knedlík pela primeira vez na minha vida aqui em Batayporã (porque na República Tcheca eu preparava pratos mais simples, e comia guláš só em restaurantes ou na casa de minha mãe) e deu certo, com ingredientes 100% comprados aqui no Brasil! Se eu consegui, vocês também conseguem!
Então praprem-se porque vamos começar com nossa aula virtual de culinária. Sigam as fotografias com descrição detalhada sobre como fazer essa delícia tcheca. Caso tenham alguma dúvida, podem escrever nos comentarios e eu vou ajudar 😊
E não esqueçam de mandar fotografias (#tchecoemportugues) do seu guláš para mim!
O que vão precisar para 4 porções:
3 horas de tempo!
Para o guláš:
500-750 g de carne de vaca
3 cebolas grandes
2 colheres de óleo
1 sachê de páprika (picante ou doce segundo sua preferência)
Sal
Oregano
1 dente de alho
2 colheres (das de sopa) de farinha de trigo
750 ml de água quente
Para o knedlík:
500 g de farinha
Sal
1 ovo
300 ml de leite (morno)
Um sachê de fermento (10-12 g)
70 g de pão amanhecido (de preferência caseiro, e é opcional)
óleo
Para o guláš… Para o knedlík…
Vamos começar com o guláš!
Saltee a cebola cortada em quadrinhos em óleo numa panela a fogo médio até ela ficar transparente, depois aumente o fogo ao máximo e agregue a carne de vaca cortada em quadros; ela primeiro vai soltar suco, mas é preciso mexer para não queimar tudo.
Quando o suco de carne tiver evaporado, saltee um minuto mais. Apague o fogo. Depois coloque a páprika na carne e agregue água quente e sal na panela (eu utilizei a panela de pressão para ganhar um pouco de tempo porque o dia que cozinhei tinha dormido até muito tarde :D).
Cubra com uma tampa e deixe cozinhar a fogo baixo 1-4 horas até a carne ficar completamente macia.
Agora é o momento de fazer o knedlík!
Junte o leite morno com fermento e com o ovo e mexa. Numa vasilha grande e redonda coloque farinha, sal e a mistura de leite com fermento e ovo e misture a massa uns 10 min com uma colher de pau grande. É preciso misturar e aerar a massa: segure a vasilha com uma das mãos no seu colo e movimente a massa com a colher passando-a nas laterais da vasilha levando-a ao centro. Com a outra mão vai girando a vasilha de modo que a massa fique bem misturada e aerada, mas sem bate-la. A textura da massa é parecida com uma massa de pão, mas um pouco mais mole.
Caso tenha pão amanhecido, pode cortar em pedaçinhos e colocar na massa. Depois cubra com uma toalha molhada e deixe repousar 30 min-60 min. Normalmente são 60 min, mas aqui em Batayporã faz calor então foi suficiente com 30 min: a massa deveria crescer até o dobro do seu tamanho original (mas não mais).
Trabalhe um pouco a massa crescida com as mãos e divida em duas ou três bolas alongadas, com um diâmetro de uns 6 cm. Deixe outra vez repousar e crescer coberto com toalha molhada a metade do tempo anterior (no meu caso foram 15 min). Agora só falta cozinhar o knedlík! Antes de cozinhar, podem colocar um pouco de óleo na superfície deles.
Cozinhe numa panela grande coberta com tampa uns 20 min, depois da metade do tempo (10 min) é preciso virar os knedlíky. A água deveria estar fervendo, mas não muito- a medida perfeita e ver burbulhas pequenas de ar na água.
Para cortar o knedlík recém feito em rodelas , é preciso utilizar uma linha, com faca não vão conseguir!
Neste momento o guláš já deve estar quase pronto: a carne deveria estar bem macia. Numa caneca coloque a farinha e água fria e mexa. Pode juntar duas colheres de suco de carne recém feito. Utilizando uma peneira, agregue a mistura no guláš e mexa. Deixe cozinhar 15 min mais. Quando o guláš já estiver pronto, agregue o alho triturado e orégano.
Já podem servir. Uma dica: o guláš sempre sabe melhor no segundo dia!
Bom apetite ou…Dobrou chuť 😊
Vou fazer a sua receita. Agora que ja provei é um bom motivador para tentar fazer me casa.
LikeLike